Contra a tirania populista e messiânica

Vez por outra, lembro-me daquele consultor americano e seus chapéus, na formação da Amana-Key, teatralizando sobre as relações humanas nas organizações. Incrível a força da representação, mesmo com a memória reduzida pela idade e a grande busca de conhecimento, consigo rever a essência de seus ensinamentos. As imagens permanecem perfeitas.  Vejo o estilo golfinho, tubarão e as carpas com nítida clareza. Reflito sobre os arquétipos e observo que não precisamos de muito lero-lero, o fundamental são as práticas. Tem é gente que pensa que basta bradar suas frustrações, mas tagarelice é um instrumento sórdido da manipulação humana. Defendo o fortalecimento das instituições e, não, sua destruição.

Precisamos olhar para os lados – valores são desafios enormes, mas precisamos nos ocupar mais com os nossos, não vale cobrar só dos outros. Assim é mole, né mesmo… Pimenta nos olhos dos olhos é refresco. Haja pílula da felicidade pra darem conta de tanta irresponsabilidade.  

Tenho verdadeira ojeriza à ditadura, não admito conceder tamanho poder para nenhum ridículo tirano.

A imagem hoje de capa do jornal o Globo é um cala boca geral aos incautos, que pensam que estamos em 1960. Fiquei emocionada ao ver o corajoso povo da Venezuela dizendo não às sórdidas armações de abuso de poder.

Sou a favor da democracia na América Latina. Jamais estarei enfileirada com o populismo e o personalismo messiânico, que pressupõem um salvador para o destino de milhões. Por mais complicado que seja o processo democrático é com ele que vou.   

Tenho pensado muito sobre os grandes mestres que conheço. Alguns me ensinaram a pescar o alimento essencial, outros, o melhor uso de minhas lentes. Nenhum impôs sua razão. Sigo sempre disposta a aprender, com uma humildade grande. Dedico-lhes minha lealdade e amor.

Com amor

   Luinha

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s